sábado, 1 de dezembro de 2012

Para refletir: “Lula se empenhava pessoalmente na coleta de dinheiro para essa engrenagem clandestina”, ( Marcos Valério o gerente financeiro do Mensalão).

Eu vi de perto a miséria da seca

PIRANHAS ((AL) - A coluna esta semana está sendo enviada da cidade de Piranhas onde me encontro desde segunda feira acompanhando mais uma etapa de capacitação de servidores públicos estaduais promovida pela Segesp/Escola de Governo, através do Instituto Cidadão. Na próxima semana será Mata Grande e ai vamos ultrapassar a previsão de 1000 treinados para este ano de 2012.

Na viagem pude ver de perto os estragos causados pela seca que se alastra desde o Agreste e invade com fúria o sofrido Sertão mostrando a cada quilometro percorrido um cenário de absoluta destruição. O chão rachado onde antes eram açudes e barreiros, animais mortos e largados nas terras ressacadas pela estiagem, casebres abandonados por famílias que fugiram em busca de sobreviver. Nas cidades próximas muitos pedintes a espera que alguém lhes dê alguns centavos ou um pão para matar a fome. Um quadro de cortar coração. Fiz algumas fotos que estarei postando em minha página na internet e nas redes sociais.

Salta aos nossos olhos a situação de abandono pela qual passam milhares de alagoanos diante deste prolongado período sem chuvas. Conversei com gente, sofrida, ouvi reclamos dos políticos que só aparecem em ano de eleição e sempre com promessas de soluções para a falta de água na região. Me comovi com a resignação de uma “velha” e sofrida senhora ( com apenas 43 anos de idade) ao afirmar: “ Maior é Deus e ele um dia vai trazer a chuva que a gente merece”.

Fico a imaginar: quantos problemas não seriam resolvidos e qual seria a situação se não existissem os assassinos “ralos da corrupção”? Se o governo federal parasse de dar esmolas e investisse com seriedade em um projeto eficiente para por fim a miséria nordestina.? Os políticos largassem, mesmo que por um momento, a ganância e os interesses pessoais e se unissem impondo políticas públicas para a solução definitiva e o fim da “indústria da seca” que tanto os beneficia na história vergonhosa de eleições?

A natureza tem sido implacável com a vida do nosso Sertão, mas alguns estão cometendo um crime hediondo ao dar as costas para esse verdadeiro genocídio .

A cidade “presépio”

A expressão não é nova com relação a Piranhas e a comparação é merecida. Uma pequena comunidade incrustrada próxima aos cânions do rio São Francisco com belezas naturais exuberantes e um aspecto de perfeita organização urbana. Nos últimos quatro anos a cidade ganhou contornos novos com investimento em cultura, turismo e hospitalidade. Sua jovem prefeita Mellina Freitas, com competência e responsabilidade pública deu dimensão na divulgação das potencialidades, instalou vários e importantes equipamentos de cultura e lazer e triplicou a visibilidade do município rompendo barreiras do turismo nacional. Uma pena a população não tenha compreendido e cometeu o equívoco de não renovar o seu mandato. Amanhã com certeza não poderá voltar ao passado e só Deus sabe o que acontecerá no futuro.

Há o que comemorar

Claro que estamos muito longe do ideal. A violência urbana ainda nos assusta e continuamos reféns da bandidagem, porém não é sem razão que o governo comemora a redução no número de homicídios por cinco meses consecutivos graças ao Plano de Segurança implantado no Estado com o apoio do Ministério da Justiça. O governador Teotônio Vilela disse à imprensa com satisfação: . “Aos poucos, estamos mudando uma triste cultura que se fazia presente em nossa realidade. A sociedade reage, com alegria, a cultura da paz que estamos disseminando em nosso estado. É um trabalho que requer tempo, paciência e investimentos. Os números são significativos e o horizonte é de bastante esperança”. Muito ainda tem que ser feito, mas parece que estamos no caminho certo.

A Rose de Lula

As noticias vão surgindo e mostram cada vez mais detalhes que a proximidade de Rosemary Noronha ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva era tamanha que a ex-chefe do escritório regional da Presidência em São Paulo, em apenas quatro anos, fez 23 viagens internacionais no AeroLula, visitando 32 países.

Matéria na Folha de São Paulo mostrou os percursos percorridos por Rose no período de 2007 a 2010, quando ela ostentava um passaporte diplomático, que previa tratamento especial em viagens internacionais, permitindo acesso a fila de entrada separada nos aeroportos e tornando dispensável o visto nos países que o exigem.

Rose, como é conhecida, foi indiciada na semana passada na Operação Porto Seguro da Polícia Federal. Ela é acusada de fazer parte de uma organização infiltrada no governo para obtenção de pareceres técnicos fraudulentos. No sábado, Rose foi exonerada do cargo de confiança que ocupava.

Lula: cada dia mais enrascado

Quando a Polícia Federal chegou até a residência de Rosemary, para cumprir um mandado de busca e apreensão, ela, segundo relato dos agentes federais, divulgado pela imprensa, ligou para o ministro da Justiça, que não atendeu. A seguir, ligou para José Dirceu, pedindo ajuda. Afinal o que significa essa relação promíscua?

Trata-se, como já foi divulgado pela própria Polícia Federal, de um sofisticado esquema para beneficiar empresas que faziam negócios com o governo federal, envolvendo, dentre outros, os crimes de corrupção ativa e tráfico de influência.

É importante relembrar, neste ponto, um resumo do que teria sido dito pelo empresário Marcos Valério, conforme foi divulgado pela Revista Veja, em setembro:

“O caixa real do mensalão era o triplo do que foi descoberto pela Polícia Federal, com dinheiro oriundo também de outras empresas para conseguirem obter facilidades junto ao governo”;

“Muitos empresários se reuniam com o presidente Lula, combinavam a contribuição e, em seguida, despejavam dinheiro no cofre secreto petista.

Desmascarando o chefe

Por outro lado, já estão vazando para a imprensa informações sobre a existência de gravações que foram realizadas, com autorização judicial, de várias conversas telefônicas de . Rosemary Noronha com o próprio ex-presidente Lula, o que poderia vir a revelar falas dele comprometedoras no aspecto criminal.

Portanto, além do julgamento do Mensalão, ainda teremos, pelos próximos dias e meses, muitas novidades sendo divulgadas sobre mais esse escândalo, e que podem apresentar diversas conexões com vários outros.

E eles ainda falam da existência da “imprensa mentirosa” e buscam apavorados o absurdo e antidemocrático controle institucional da comunicação. São realmente uns grandes pulhas chefiados por um farsante que começa a ser desmascarado.

Nenhum comentário:

Em defesa do Sistema S O Brasil inteiro, (principalmente aqueles setores que produzem, formam e criam milhões de oportunidades de ...