sexta-feira, 19 de julho de 2013

Para refletir:

“PRESIDIDO POR UM DOS ALVOS DAS RUAS, O SENADO VIVE FALSA SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO" (Senador Jarbas Vasconcelos – PMDB/PE).

Os pais e os padrastos do estaleiro

Finalmente aconteceu aquilo que alguns queriam que não acontecesse e outros não acreditavam que aconteceria. Saiu a licença do burocrático e problemático IBAMA garantindo em definitivo a implantação do estaleiro Eisa em Alagoas. A população alagoana vibrou com o acontecimento, em especial a região de Coruripe e adjacências. Confesso que sempre acreditei na realização desse sonho. Acompanhei de perto o entusiasmo, a luta incessante e a teimosia do secretário Luiz Otávio, mesmo nos mais angustiantes momentos  quando parecia que tudo tinha ido água abaixo. Está pronto o caminho para a concretização do maior empreendimento industrial de Alagoas, com a geração de milhares de empregos e o desenvolvimento econômico e social de toda uma região. Existiram os que atrapalharam, os que desdenharam e também os poucos que ajudaram.

Em um dos momentos de maior dificuldade, quando o descrédito na tal de licença prévia pelo IBAMA convencia a quase todos que o sonho havia morrido, ouvi do empresário German Efromovich dono do Eisa e também do Estaleiro Mauá e das empresas de aviação Ocean Air,  Avianca e Vip. Um homem poderoso e obstinado: “Não desistirei. Alagoas nos conquistou por suas potencialidades e pela credibilidade de dois nomes: o governador Teotônio Vilela e o secretário Luiz Otávio. É aqui que construiremos o maior estaleiro da América Latina com investimento de U$ 800 milhões em sua montagem. Não importa quando isto termine (o imbróglio causado pelo IBAMA) saberemos esperar e tudo vai acontecer’.

A grande verdade é que do inicio ao fim a vanguarda da luta esteve sob o comando da dupla Teotônio/Luiz Otávio. Reuniões tensas no Rio de Janeiro e Brasília, viagens infindas e angustiantes, informações destorcidas, má vontade  de técnicos e registre-se : muita sacanagem política. Em alguns momentos cheguei a pensar que iriam “capitular”, mas nada os fez deixar de perseverar em busca da concretização  do sonhar com Alagoas desenvolvida.

Registro sem medo de errar: a bancada federal alagoana pode até ter ajudado, mas deveria ter feito muito mais.  Fez de menos.

Agora com a consolidação do empreendimento vão aparecer novos e empolgados “pais do estaleiro”. Muitos dirão que deram sangue, suor e lágrimas para a liberação da licença ambiental. Tudo mentira.

Daqui pra frente viveremos uma nova fase com uma mudança radical na paisagem econômica e social do estado de Alagoas. Mais adiante o futuro dirá. E quando for escrita a história da implantação do estaleiro Eisa, nela certamente estarão como seus principais protagonistas o governador Teotônio Vilela Filho e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Luiz Otávio. Alagoas agradece.

A violência dentro de casa

Conversava com um membro do Ministério Público que me dizia estar estarrecido com os casos de estupros, violência doméstica e drogas em todas as camadas sociais em Maceió. Fez-me narrativa de alguns desses casos o que me deixou pasmo com a estatística monstruosa com a qual nos deparamos atualmente.

O crescimento desses casos de estupros de menores e violência familiar está sendo assustador e muito preocupante. E o pior: os estupradores estão dentro ou próximo de casa. O poder público tem sido negligente e os mecanismos de combate ineficientes. Ou nos juntamos todos do contrário é catastrófico o futuro que se apresenta.

Pode dar Palmeira na Educação

Não está descartada a possibilidade do nome do vice-prefeito Marcelo Palmeira para a Secretaria Estadual de Educação. Tem uma trajetória que o credencia para o cargo, transita politicamente em todas as áreas e por onde passou deu certo. Ponderado mas ousado quando se trata de inovar, pode ser uma boa revelação em um setor que tem sofrido muitas derrotas nos últimos anos.

Não sendo Marcelo o senador Benedito de Lira terá que ter pressa em escolher um nome adequado para a pasta. O tempo não pode esperar.

Lula não está bem

Por incrível que pereça sou amigo de um amigo de Lula. Pessoa que priva da intimidade de sua família e com o qual o ex-presidente se aconselha com frequência. Deixou de gostar do PT, mas gosta de Lula e eu não posso fazer nada. Esta pessoa me confidenciou que lula está muito doente e desesperado. Tem projetos ambiciosos e não se conforma em não realizar seu sonho maior: voltar a ser presidente da República.

Sua situação de saúde é gravíssima, mas por enquanto tudo está muito em segredo, “mas essa coisa não pode se guardar por muito tempo”.

A agenda de Renan Calheiros

Durante o lançamento do Portal do Congresso Nacional, ocorrido esta semana, o presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou que a "força transformadora das ruas" tirou o Congresso do "absenteísmo legislativo".

- Não vejo nisso nenhum demérito. Antes ser pautado pela sociedade do que por forças estranhas à democracia -.

Para o presidente do Senado, a criação do Portal do Congresso é um exemplo do que o Senado e a Câmara estão fazendo para "ampliar a sintonia com a sociedade". Ele se referiu às recentes mobilizações populares. Ainda segundo Renan Calheiros, a contestação das ruas "agilizou o trabalho do Congresso".

O Senado e a Câmara, conectados com a sociedade, montaram uma agenda concreta para dar as respostas que a sociedade está exigindo.

Só espero que essa agenda seja mantida e cumprida.

Raposas vigiando galinhas

“Quando a bomba estourar não ficará pedra sobre pedra nas entranhas do Tribunal de Contas de Alagoas”. Foi isto que ouvi de duas figuras da mais  alta credibilidade e que trabalham na apuração do desvio de R$ 100 milhões dos cofres da Corte de Contas alagoana fruto da “Operação Rodoleiro” efetuada pela Polícia Federal. Não me adiantaram muito, pois o processo corre em segredo de Justiça, mas acentuaram dois importantes pontos: 1) o rito processual terá mais agilidade agora 2) não são poucos os conselheiros e ex-conselheiros que serão denunciados como participantes do escandaloso rombo.

Um deputado pra chamar de seu

No meio de tanta afronta aos princípios legais e morais, submergindo dos escombros de uma Assembleia Legislativa cheia de suspeições e sem qualquer credibilidade diante da sociedade eis que surge um “Cavaleiro da Esperança”, mostrando a todos e aos órgãos de Controle Externo uma enxurrada de provas de desvios de dinheiro público, transações mais que suspeitas e formação de quadrilha para saquear o erário. O jovem deputado João Henrique Caldas teve a coragem de poucos e ousadia de encarar de frente os “donos do poder”.

Os membros do Ministério Público estão estarrecidos com o tamanho da comprovação de saques aos cofres do Legislativo e precisam de tempo para analisar diante da quantidade de documentos. “A cada fraude comprovada é um susto”, narrava um promotor.

No meio de tanta sujeira, se confirmadas às denúncias, você enfim terá um deputado “pra chamar de seu”.

Um alagoano para orgulhar

O alagoano Hélio Laranjeira esteve em São Paulo onde apresenta nesta quinta feira em importante evento, reunindo uma seleta plateia, seu trabalho inovador sobre o Sistema Multidirecional de Ensino que vem chamando a atenção de especialistas em educação em todo o país. 

A nova modalidade de ensino adotada por Laranjeira tem recebido elogios das mais destacadas autoridades e cientistas da área educacional pela sua praticidade e resultados positivos no campo da aprendizagem e do conhecimento.


O método de ensino usando a tecnologia multimídia teve sua implantação pioneira em Alagoas e ganhou o Brasil, graças à tenacidade e inteligência de um grande empreendedor. Alagoas também tem coisas boas.

Nenhum comentário:

Em defesa do Sistema S O Brasil inteiro, (principalmente aqueles setores que produzem, formam e criam milhões de oportunidades de ...