segunda-feira, 19 de setembro de 2011



Para refletir: Eu acredito em tudo o que os políticos dizem principalmente o que eles dizem uns dos outros.


As lutas e vitórias do governador Teotônio Vilela
O governador Teotônio Vilela tem feito um esforço descomunal e não tem escondido sua pressa em incrementar o desenvolvimento de Alagoas neste seu segundo período governamental. Esta semana ouvia de um de seus mais destacados auxiliares: “Acabou-se essa história de maldição do segundo mandato. Nos próximos três anos daremos um salto de qualidade nunca visto na história de Alagoas”. É de se reconhecer que as vitórias alcançadas pelo governador não têm “caído do céu” , mas é fruto de sua capacidade de fazer acontecer, acreditar no futuro e se fazer acreditado aqui e lá fora. Pegou um Estado em frangalhos, aniquilado pela irresponsabilidade de alguns e conseguiu por a situação em ordem. Esta semana contabiliza mais uma vitória com a liberação de um empréstimo de U$ 400 milhões aprovados pelo Banco Mundial cujos investimentos vão trazer grandes benefícios para setores como Saúde, Educação, Ação Social e Segurança Pública. Retornou de Brasília trazendo ainda em seu “alforje” R$ 45 milhões para terminar as obras de duplicação da rodovia Maceió/Barra de São Miguel. – “E por ai vem mais, muito mais, para mudarmos definitivamente os indicadores negativos de Alagoas”. Me falava um governador feliz ao ter consciência de que cumpre o seu papel investindo no interesse público e atacando sistematicamente os bolsões de miséria, dando qualidade às ações da saúde e educação e investindo em política de segurança pública responsável e eficiente.
À sua maneira, muitas vezes incompreendida até pelos mais próximos, Teotônio Vilela sabe o que quer e aonde quer chegar. Plantou sementes com austeridade e respeito à coisa pública. Ganhou a credibilidade das ruas, da classe política e principalmente daqueles que poderiam ajudar Alagoas. Tem o respeito e a confiabilidade da presidente Dilma Rousseff, como tinha do ex-presidente Lula, ambos seus adversários, mas também seus admiradores.
Já ouvi de um interlocutor credenciado no Palácio do Planalto com o qual tenho relação: “Desde a campanha O Lula e a Dilma torciam pela vitória do governador Teotônio e na intimidade do poder não escondiam as razões: “É o mais confiável, o mais responsável e o melhor para Alagoas”.
Teotônio Vilela em Brasília tem tratamento “vip” e suas reivindicações têm prioridade de aliado. Na bancada federal tem os que ajudam e os que tentam atrapalhar, mas hoje com suas credenciais tem canal direto com o poder e o “telefone de cabeceira” da presidente Dilma. É com esse seu jeito, sua maneira de governar que vai construir uma nova Alagoas. Quem viver verá!

Estamos ameaçados
O estudo “Erosão e Progradação do litoral Brasileiro”, do Ministério do Meio Ambiente, é apontado como um atlas do litoral e mostra que os Estados enfrentam situações bem distintas, causadas não só pela ação natural do tempo, mas principalmente pelas interferências do homem com a mudança do curso dos rios e das construções à beira-mar. Em nenhum momento, o aquecimento global é citado como causa do avanço do mar, como chegou a ser apontado por ambientalistas
Em Alagoas, a erosão causa “graves problemas ambientais”, e o Estado é classificado como de “alta vulnerabilidade”, por conta de sua geografia propícia ao avanço do mar, somada a interferências humanas. “A erosão marinha é mais evidenciada nos setores norte e central, sendo estes os mais ocupados e urbanizados do litoral alagoano”, aponta o texto. Em agosto, vários pontos da orla de Maceió foram danificados por uma das maiores ressacas do mar, que destruiu barracas em praias turísticas, como da Sereia, no litoral norte. O futuro representa uma real ameaça aos que moram na área litorânea. O mar quer o seu lugar de volta.


Justiça confusa
Não desejo entrar no mérito jurídico da questão, mas a Justiça alagoana provocou esta semana uma das maiores trapalhadas com relação ao tragicômico episódio da soltura/prisão do ex-coronel Manoel Cavalcante. Não dá pra aceitar a justificativa do juiz José Braga Neto ao declarar: “Eu estava de férias e quando voltei tomei conhecimento dessa condenação. Com esse fato tudo muda”. Na verdade houve falta de sintonia entre os agentes da lei que negligenciando expuseram um cidadão ( não importa ai os delitos que cometeu) que ao ser declarado livre e quites com sua pena é surpreendido com um novo “teje preso” e obrigado a voltar para a prisão da qual tinha saído por ordem da mesma Justiça equivocada. Atitudes como esta gera uma total insegurança jurídica e desfalca de confiabilidade o Poder Judiciário.


Jornalistas calados
Talvez pela falta do que fazer ou produzir de útil alguns deputados deram agora para criticar, provocar e alguns mais afoitos chegam a ter a ousadia de ameaçar jornalistas. Quem essas criaturas pensam que são? Todos figuras carimbadas com contas a ajustar com a Justiça, com a sociedade e com suas consciências (se é que as têm) se acham senhores da vida e da morte e querem calar aqueles que cumprem a missão de informar. Se não querem ou não aceitam as noticias negativas sobre suas condutas, não as pratique. Fazem suas sujeiras e querem os jornalistas calados. Minha solidariedade aos colegas ameaçados e que estejamos unidos na defesa da liberdade de informar sem medo.

Alguns não têm pressa
O governador Teotônio Vilela tem pressa, mas ao que parece alguns setores do seu governo ficam na base do “não se avexe não”. As coisas não andam, a máquina está emperrada e este fato tem incomodado muito o chefe do Executivo. Há em tudo isso a brutal burocracia incutida no serviço público, mas há ainda a falta de vontade de fazer, o descompromisso e certa dosagem de incompetência. Há também na cúpula do governo a questão evidente de egos altamente inflados, verdadeiros “senhores da vaidade” que por pensarem que são eles próprios o governo, querem fazer ao seu modo como se fossem os únicos inteligentes e capazes. Esses quebram a cara na primeira esquina da vida e saem por ai “assobiando amor febril”. O Vice-governador José Thomaz Nonô deu notória demonstração de sua impaciência e insatisfação com o marasmo burocrático do governo chegando a postar nas redes sociais e me disse: “Pedro meu amigo, fiquei estarrecido. Levaram 8 meses para a conclusão de processo simples e fundamental”. “Alagoas tem Pressa”, mas alguns não pensam assim.

PÉ DE PÁGINA
“QUE PAÍS é este que junta milhões numa marcha gay, outros milhões numa marcha evangélica, muitas centenas numa marcha a favor da maconha, mas que não se mobiliza contra a corrupção?”
(Juan Arias, correspondente no Brasil do jornal espanhol El País)

É IMPRESSIONANTE o número de atos contra a corrupção que estão sendo marcados. Há muita coisa também nas redes sociais. Algo me diz que estamos no caminho certo. A sociedade está no caminho certo. (Senador Pedro Simon PMDB/RS).

NÃO PODE merecer qualquer confiança um governo que antes de completar um ano já teve que afastar 5 ministros por práticas ilícitas, além de uma penca de servidores graduados e corruptos. República dos Petralhas.

Nenhum comentário:

Em defesa do Sistema S O Brasil inteiro, (principalmente aqueles setores que produzem, formam e criam milhões de oportunidades de ...