sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Para refletir. “Quem é Ronaldo Lessa para falar de processo e corrupção? Ele responde a mais de 60 processos. Pode ser inocente? (Marcelo Palmeira – vice-prefeito eleito).

Ninguém é vencedor sozinho

Diz uma velha lenda que Spiridon Louis, vencedor da primeira maratona olímpica, em 1896, treinava sozinho entre as ovelhas que pastoreava nos arredores de Atenas. Hoje, porém, é praticamente impossível um atleta ganhar uma medalha se não estiver cercado por uma equipe. Treinadores, preparadores físicos, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, ortodontistas, massagistas, secretários, assessores de imprensa e empresários são parte integral da vida de um campeão.

Não existem “sabe-tudo”. Existem competentes especialistas em determinados assuntos, que possuem profundos conhecimentos sobre determinadas atividades, mas estes conhecimentos, isoladamente, não são suficientes para atingir os objetivos da corporação. Eles só se tornam verdadeiramente úteis e produtivos quando complementados por outros conhecimentos, experiências e habilidades. Portanto, sem a humildade de saber compartilhar, nenhum especialista está qualificado para integrar uma equipe de verdade.

A Arte da Guerra”, de Chuan Tzu – escrito há quase 3.000 anos – mostra o que um guerreiro deve saber antes de entrar numa batalha. O guerreiro da luz deve sempre lembrar-se destas cinco regras básicas:

A fé: antes de entrar numa batalha, é preciso acreditar naquilo pelo qual se está lutando. O companheiro: escolha seus aliados e aprenda a lutar acompanhado, porque ninguém vence uma guerra sozinho. O tempo: uma luta no inverno é diferente de uma luta no verão, e um bom guerreiro está sempre prestando atenção no momento certo de entrar no combate. O espaço: não se luta num desfiladeiro da mesma maneira que se luta numa planície. Considere o que existe a sua volta e qual a melhor maneira de mover-se. A estratégia: o melhor guerreiro é aquele que planeja seu combate.

Digo isto ao ler a opinião de algumas pessoas que por desconhecimento, burrice ou maldade afirmam: Rui Palmeira ganhou a eleição sozinho”. Como se o jovem prefeito eleito de Maceió fosse um “super homem” ou um político ungido e vitorioso apenas pela vontade de Deus. Não tenho dúvidas que ele tem mérito e se apresentou como o melhor candidato nestas eleições. Foi o novo, o confiável e moralmente acreditado neste mundo político putrefato, cujo principal adversário era um “ficha suja”. Teve apoios importantes em sua campanha a começar pelo governador Teotônio Vilela e alguns secretários a exemplo de Álvaro Machado ( o primeiro a lançar seu nome e abraçar a candidatura) , Alexandre Lages, Herbert Mota e Claudionor Araújo, Eduardo Setton , estes os que vi em campanha aberta durante a eleição. A presença estratégica e enérgica do senador Benedito de Lira que deu impulso à campanha, o deputado Maurício Quintella e alguns outros políticos. Teve a marca inegável de seu pai como exemplo de homem público confiável. Não foram poucas as vezes em que ouvi esta frase: “ O cara é bom, pois é filho de Guilherme Palmeira”. Construiu vôos próprios como deputado estadual e no seu atual mandato de deputado federal, mas sua origem honrada é marca registrada da qual o eleitor não desvincula e muitos votam exatamente por causa deste lado do bem.

Teve uma equipe de marketing que atingiu seus objetivos e conduziu a campanha com nível e qualidade. Teve no comando das ações o jovem Pedro Vilela com idéias maduras, responsabilidade e conhecimento do jogo político, com um trabalho louvável e digno de “gente grande”.

Contou finalmente com uma jovem equipe aguerrida, cheia de entusiasmo, mas também pronta a cumprir missões, jamais deitar nos louros de uma provável vitória. Há de se registrar o apoio de anônimos, de pessoas humildes, da população do bairro no qual ele nasceu. População que não apenas votou com ele, mas também colocou em suas portas um impressionante número de Adesivos: “Esta casa vota em Rui Palmeira”.

Rui Palmeira venceu porque era o melhor candidato para Maceió, mas sua vitória há de ser repartida por muitos que o ajudaram a chegar lá. Ninguém é vencedor sozinho.

Heloisa destaque nacional

Na edição de O Globo desta quarta feira a campeã de votos para a Câmara Municipal de Maceió, Heloisa Helena, é também campeã em destaque de citações com a publicação de matérias e fotos suas em três ocasiões ( duas no jornal e uma na revista O Globo a Mais que faz parte da edição). Ao contrário da maioria dos políticos sujos de Alagoas sempre aparece de forma positiva na imprensa nacional.

Com a autoridade autenticada pelos seus 19.216 votos, conseguidos como poucos, honestamente, com sacrifício e graças à sua credibilidade pessoal e seu desempenho político começa disparando ao seu estilo: “Vou continuar agindo da mesma forma. Se for bom o projeto para Maceió, eu voto favorável. Se for corrupção ou ruim, eu voto contra. Isto é independente de quem fosse o prefeito. Desprezo extorsão de quem vive comendo na mão de prefeito. Não sou de colocar faca no prefeito”.

As malas de Heloísa

Os votos de Heloisa Helena foram tantos nas duas últimas eleições que a sobra possibilitou a entrada de mais um membro de seu partido entre os eleitos mesmo com pífias votações. No primeiro caso o cara só criou problemas com métodos e ações nada parecidos com a ética da vereadora. Desta vez ela puxa o desconhecido Guilherme Soares Acontece que o cidadão mesmo antes de sua posse é investigado pelo seu próprio partido (PSOL) por conduta suspeita durante o pleito. É um carma de Heloisa levar sempre uma “mala sem alça” no rastro de suas consagradoras eleições.

Quando Piranhas perdeu

A jovem prefeita Mellina Freitas é considerada uma das melhores administradores do estado de Alagoas. Com seu espírito empreendedor transformou a pequena Piranhas, no alto Serão alagoano, em um dos principais pólos de turismo, gerou empregos, abriu as portas para negócios e levou seu município para o cenário nacional. Investiu na cultura, na geração de renda, aprumou setores como Saúde, Educação e Assistência Social. Fez um governo transparente e administrou com seriedade a coisa pública. É referência como gestora responsável e empreendedora. Candidata a reeleição perdeu para um cidadão sobre o qual nunca ouvi falar. Esta foi a decisão do povo de Piranhas que não tem mais chance de se arrepender. É esperar o que o futuro dirá.


Alagoas exporta talento

Conhecido artista e fotógrafo alagoano Reynaldo Gama Junior Gama já correu o Mundo com a sua arte e por onde passa deixa a marca de sua eximia competência. Reconhecido como um dos melhores profissionais do país está com seu trabalho na edição comemorativa de aniversário da revista QUEM, fotografando beldades como Luiza Brunet, Mila Moreira, Fernanda Paes Leme, Guilhermina Guinle e Giovana Antonelli. As fotos tiveram como cenário o majestoso hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Publico com exclusividade  duas das fotos para meus leitores. Com os respectivos créditos: Tratamento de imagem e maquiagem com produtos MAC, do próprio autor , designer de roupas Guto Carvalho Neto, jóias Sara e como cabeleireiro Lopes. É um registro que mesmo fugindo ao tom da coluna vale a pena fazer por orgulho nosso.

Nenhum comentário:

Em defesa do Sistema S O Brasil inteiro, (principalmente aqueles setores que produzem, formam e criam milhões de oportunidades de ...