sábado, 6 de outubro de 2012

Para refletir. Se você vota em candidato acusado de corrupção, fraudes em licitações, desvios de dinheiro público, está concordando com ele. Voto não tem preço. Tem consequência .
Porque voto em Rui Palmeira

Nem precisaria fazer esta declaração, pois todos já sabem o quanto foi escancarado meu voto para prefeito de Maceió. Sempre fui assim e o voto pra mim nunca foi secreto. Por outro lado aos que me criticam respondo: não tenho vocação para padre e nem também para juiz. Como dizia o velho Nelson Rodrigues “Jornalista que não tem opinião é um cagão”. E por crer na missão que cabe ao profissional de imprensa não apenas de informar, mas também de opinar, criticar e apontar aos seus leitores os caminhos que acredita , mantenho com toda convicção esta posição.

Minha opção pela candidatura de Rui Palmeira vem da minha crença em seu nome como um dos raros políticos alagoanos a merecer o voto ético e honrado do eleitorado. Meu engajamento na campanha deu-se ao perceber que o principal adversário de Rui era o pior nome a se apresentar como postulante ao cargo. Alagoas conhece a história de cada um e tem o livre arbítrio para decidir pelo melhor ou pelo pior. Um é veterano e “experiente” em enfrentamento com a Justiça. Pesam-lhe sobre os costados processos por irresponsabilidade administrativa, fraudes em licitações, desvios de verbas públicas e outros delitos que agridem ao moral e ao legal. E ainda se anuncia como cinicamente “ficha limpa”. O outro tem para mostrar uma história honrada de vida pública e privada, carrega em seu currículo um mandato de deputado estadual que fez a diferença em meio a podridão da Assembléia Legislativa, um consagrado desempenho de mandato como deputado federal que o colocou como um dos mais bem avaliados parlamentares do país. Um representa o descontrole, a arrogância doentia, a petulância dos hipócritas e o desequilíbrio dos derrotados. O outro o preparo emocional de uma vida construída em um lar equilibrado, com exemplos e prática da ética e honestidade na política e a humildade dos que vencem por merecer.

Pelo sentimento das ruas, pelos números das pesquisas o eleitor de Maceió decidiu optar pelo novo confiante da esperança e descartar aqueles que se mostram putrefatos pela prática espúria ao lidar com a coisa pública. Mostra-se que as urnas serão intolerantes com aqueles que cometeram erros de conduta e insistem em enganar a população como se todos fossem idiotas. A resposta será dada a um prefeito irresponsável, processado por improbidade e cheio de cinismo e o seu candidato que lhe copia em todos os erros e crimes.

Domingo não apenas estarei cumprindo com o meu dever cívico de votar, mas também estarei conscientemente contribuindo para tirar Maceió da lama da incompetência e da corrupção na esperança de que possamos caminhar nos trilhos do desenvolvimento, da cidadania e do interesse público como o item prioritário. Tenho a convicção que a grande maioria do maceioense também cumprirá esta pauta positiva.

PS. Como a página está sendo enviada para o Jornal Extra antes do julgamento do candidato Ronaldo Lessa pelo TSE, espero que lá ela seja absolvido, pois detesto “vitórias no tapetão”. Quero ver sua derrota decretada pelo voto livre do eleitor que o rejeita.

Nota: O candidato Ronaldo Lessa foi julgado na quinta feira pelo TSE que manteve a sua impugnação estando sua candidatura impedida.

Padre arruaceiro

Candidato a prefeito em Delmiro Gouveia o polêmico padre Eraldo Cordeiro já foi preso por duas vezes por determinação do juiz José Eduardo Nobre e teve todos os seus carros de som apreendidos por descumprimento de decisão judicial. Mostra-se aos eleitores como um fora da lei e imagina viver nos tempos em que a Igreja “mandava”. Tem problemas de convivência com a hierarquia de sua própria igreja também por desobediência. Se é irresponsável como cidadão e como “sacerdote” como não seria como administrador? A Justiça Eleitoral deve ficar de olho, pois este cara vai ainda aprontar até o dia da eleição.

A maldição de Cicero Almeida

O prefeito Cicero Almeida com a provável e anunciada derrota de seu candidato no próximo domingo ou no máximo em um segundo turno tem, algumas desagradáveis tarefas a cumprir: começar a limpar suas gavetas sujas de um mandato suspeito e se preparar para depois que deixar o poder enfrentar o poder da lei. Conheci de algumas denúncias ( são muitas) que estão sendo elaboradas no Ministério Público que serão devastadoras e que fizeram um “pit stop” para não parecer perseguição em ano eleitoral. Depois das eleições será muito difícil para Cicero Almeida escapar de ações, condenações e cadeia. Ninguém me falou. Eu vi.

PF a serviço da cidadania

É assim que se faz. A Polícia Federal interrompe sua greve para se dedicar ao trabalho durante as eleições. Em Maceió e interior a turma já está em ação e com muita disposição de mostrar sua competência. Que se cuidem os senhores dos cadastros, os cafajestes compradores de votos e aqueles que imaginam que podem sempre burlar a lei. Aposto que o número de prisões vai superar as eleições anteriores e muita gente pode ganhar e não levar. É o Brasil e Alagoas mudando para melhor.

Lições de desenvolvimento

Passei toda esta semana na cidade de Arapiraca e aproveitei para visitar a mais recente obra inaugurada e entregue a população. O primeiro Planetário Digital do Brasil, construído no Lago da Perucaba com capacidade para um público de 120 pessoas. Ali vão ocorrer exibições sobre astronomia, sala de observação, espaço para leitura, estacionamento e pasmem: elevador para cadeirante e um moderno sistema digital de observação celeste. Os estudantes e o público visitante terão uma experiência inédita e exemplo para todo o país.

Junto com o revolucionário projeto das “Escolas em Tempo Integral”, essas que os candidatos a prefeito de Maceió prometeram imitar, a cidade de Arapiraca mostra ao Brasil uma Alagoas diferenciada.

O Brasil estaria mudando?

Durante o julgamento do mensalão o ministro Celso de Mello fez um brilhante e duro discurso sobre o caso e também os outros que vem solapando o país através de desvios em Governos estaduais, municipais, Assembléias e Câmaras de Vereadores. O Brasil está tomado por essa praga chamada corrupção. A política está controlada por bandidos que se dividem, não em partidos políticos, mas em facções organizadas de modo a conseguirem, da forma mais eficiente possível, lesar os cofres públicos, ludibriar e roubar o cidadão.

Vivíamos até aqui, na era da tirania corrupta constantemente abençoada pela Justiça brasileira. E daí a importância deste julgamento do STF. Ele rompe com a já cotidiana impunidade e dá aos brasileiros um novo sopro de esperança de que sim, no Brasil o que edifica é o trabalho, o esforço, o estudo, a ética e a honestidade.

A derrocada petista

Depois de ter sua campanha bombardeada pelo próprio partido - cujas facções o acusaram de "interventor do PT" e de "irresponsabilidade política" nos últimos dias -, o senador Humberto Costa (PT-PE) arranjou mais um inimigo declarado dentro da própria legenda: o prefeito de Recife, João da Costa, advertiu o candidato à sucessão de que o partido pode sofrer na capital a sua pior derrota no país. Disse que em um segundo turno deverá votar em Geraldo Júlio, do PSB. E deu a entender que tem dificuldade de votar no correligionário, mesmo no primeiro turno. - Se eu pudesse, gostaria muito de votar no candidato do meu partido. Espero que ele me convença. Ele tem até domingo para me convencer

Reflexões de Frei Betto

“Alimentei a convicção de que Lula presidente surpreenderia a nação, adotaria outra gramática do poder, com assinatura própria, como fez no sindicalismo e, sobretudo na política, ao criar um partido combativo e ético. Não relutaria em trabalhar em equipe, mobilizando todos os setores da sociedade brasileira, sem se prender ao jogo rasteiro das barganhas e favoritismo, de alianças espúrias e acertos na boca do caixa. No currículo de seus ministros importariam três características fundamentais: ética, competência e sensibilidade social. A história do Brasil teria a página virada pelo governo Lula”. (Frei Betto. Do livro “A Mosca Azul. Reflexão sobre o poder”).

Nenhum comentário:

Em defesa do Sistema S O Brasil inteiro, (principalmente aqueles setores que produzem, formam e criam milhões de oportunidades de ...